3 - Automação por meio da arquitetura dirigida ao modelo

A arquitetura dirigida ao modelo (do inglês – Model-Driven Architecture – MDA) é uma metodologia de desenvolvimento de software que permite a estreita relação entre os diagramas UML e o código fonte. Ferramentas de desenvolvimento de software que suportam essa tecnologia fazem com que qualquer mudança feita nos diagramas UML automaticamente reflita no código fonte do programa. O contrário também é verdadeiro, qualquer mudança no código fonte atualiza a documentação UML. Desta forma, conseguem-se os seguintes benefícios:

A documentação do projeto nunca fica desatualizada em relação ao código fonte.

Sempre que o desenvolvedor altera, corrige, cria ou retira parte do sistema, a documentação automaticamente reflete essas mudanças.

Facilita o desenvolvimento.

Por criar toda a estrutura do projeto, fica mais fácil programas o sistema. Também diminui erros de programação por falta ou excesso de código em divergência com o que foi estipulado.

Modelos de alto nível independente de plataformas (tecnologias).

Com isso, os modelos de alto nível ficam abstratos, o que permite que seja possível realizar mudanças de tecnologia sem alterar a especificação do projeto (portabilidade). Exemplo: poderia, hipoteticamente, trocar o banco de dados de uma aplicação de Oracle para Ms SQL e o software de desenvolvimento automaticamente adequaria o código fonte de acordo com os parâmetros e características da outra linguagem. Ao programados cabe apenas autorizar a conversão do sistema, sem necessidade de programação complementar.
Copyright © 2014 AIEC.