Ainda, por meio desses componentes (que já foram testados exaustivamente), o risco de incorrer em erros de software é cada vez menor. Assim como a segurança, a qualidade e a performance devem ser cada vez maiores.
Dessa forma, a criação de programas orientados ao objeto deve seguir as regras:
|
Use diagramas da UML para descrever como as partes da sua aplicação foram montadas:
|
Escrever (ou utilizar) unidades de software como grupo de objetos que cooperam entre si, os quais você pode reutilizá-los em várias partes da sua aplicação ou mesmo em várias aplicações. Nesta etapa é muito comum utilizar “bibliotecas” de software feitas por outras pessoas. Exemplos: bibliotecas para editar texto, bibliotecas para tratar de assinatura digital, bibliotecas para tratar de arquivos multimídia, bibliotecas para tratar criptografia, etc.
XVocê precisa declarar interfaces nos seus componentes. Cada interface especifica o nome da operação e os parâmetros necessários para ela funcionar. Quando um componente invoca a interface de outro componente, ele não precisa saber absolutamente nada de como aquela tarefa será realizada. Exemplo: quando seu programa faz uma chamada em um componente que reproduz um arquivo MP3, você não precisa saber como o componente fará para tocar a música, ela simplesmente soará por conta da codificação interna que o componente de áudio possui para tocar músicas MP3. Para você, basta utilizar as operações preestabelecidas para tocar, parar, adiantar e/ou voltar a música para o início.
XPara permitir que os componentes possam ser substituídos (quando necessário), você precisa padronizar a modo exato com o qual os componentes conversam entre si. Os padrões CORBA e Microsoft COM são dois exemplos de padrões de comunicação.
XOs seus componentes devem ser capazes de a) criar instâncias de outros componentes; b) descobrir quais interfaces outros componentes disponibilizam; c) registrar a si próprios, de modo que outros componentes possam encontra-los e invocá-los. O Enterprise Java Beans (EJB) é um bom exemplo de ambiente de componentes. O EJB provê meios padrão para criar, registrar, encontrar, executar e deletar componentes.
X