6.1. Usando ferramentas de UML
Diagramas UML são fáceis de desenhar, entretanto, requerem certa dose de “dom artístico” para ficarem legíveis e bem organizados. Você poderia desenhar diagramas UML usando um papel e uma caneta, mas certamente seria impossível manter as atualizações no diagrama bem como ler e interpretar dezenas e dezenas de diagramas.
O que precisamos é de uma ferramenta de modelagem UML, formalmente conhecida como ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering – Engenharia de Software Assistida por Computação). Uma ferramenta de modelagem faz muito mais do que desenhar diagramas.
Com essa ferramenta é possível:
- Criar diagramas inter-relacionados, onde é possível ver o detalhamento de um diagrama em outro, ou a sequência de um em outro.
- Desenhar notações UML corretamente. É importante que você mantenha o padrão exato de cada item, pois não faria sentido precisarmos de uma legenda toda vez que analisássemos um diagrama novo.
- Organizar as anotações e diagramas em pacotes. Em projetos grandes, a quantidade de itens que compõe o seu projeto pode ser de centenas ou milhares. Ter uma ferramenta que permita não só organizar, mas também realizar pesquisas (localizar) é fundamental.
- Engenharia reversa. Essa é uma funcionalidade extremamente útil: a partir de um código fonte a ferramenta de UML é capaz de gerar a documentação dela. Essa mesma funcionalidade é utilizada para manter a sincronia entre os diagramas e o código fonte.
- Relatórios. Toda ferramenta de UML deve ser capaz de imprimir não só os diagramas, mas também listagem de classes, objetos e dados estatísticos sobre a modelagem.
- Geração de código. Essa funcionalidade trabalha em sincronia com a engenharia reserva, ela é que gera parte da estrutura do software a partir dos diagramas criados.
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