Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. UML é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos.
  2. Atualmente são 13 os tipos de diagramas, cada qual com seu uso particular.
  3. Nem todos os diagramas são aplicáveis a todos os tipos de sistemas. Cada projeto de sistema requer um conjunto específico de diagramas, cabe à equipe de projeto decidir quais diagramas fazem sentido em cada contexto do projeto.
  4. A diagramação UML é aplicável a qualquer metodologia de desenvolvimento, desde que orientada a objetos.
  5. Os diagramas UML podem ser classificados quanto aos tipos: estruturais, de comportamento e de interação. Também podem ser classificados quanto às suas características essenciais: estáticos, dinâmicos e funcionais.
  6. Ferramentas modernas de modelagem incluem a tecnologia MDA que permite a sincronização entre o código fonte e a modelagem do sistema.
  7. Há vários profissionais de TI que utilizam os diagramas UML para suas tarefas do dia a dia. Cada profissional tem um uso particular para os diagramas.
  8. Os conceitos de UML estão estritamente ligados aos conceitos de programação orientada a componentes.
  9. Há centenas de opções de escolha de ferramentas de diagramação UML, cada uma pode ser mais bem adequada a uma ou outra equipe. Há de se fazer uma boa análise antes de adquirir ou utilizar uma ferramenta de modelagem UML em um projeto.
Copyright © 2014 AIEC.