3 - Descrição do caso de uso
O diagrama de caso de uso por si só geralmente não traduz o entendimento e os requisitos suficientes para a modelagem da situação, necessitando, portanto, de um texto narrativo complementar, chamado de descrição do caso de uso (ou narrativa do caso de uso). Não há uma forma padrão estabelecida para essa descrição, muito embora a maioria das organizações utilizem documentos de texto que contenha, ao menos, as seguintes informações:
- Nome: identificação do caso de uso.
- Suposições: condições que se julgam serem verdadeiras para a execução do caso de uso. Exemplo
- Pré-condições: situação prévia do sistema antes do processamento. Exemplo
- Diálogo: sequência de passos que o usuário deve fazer para utilizar o sistema corretamente. Exemplo
- Pós-condições: o que o sistema realiza para confirmar a operação. Exemplo
- Exceções: define como o sistema reage quando a operação não é executada a contento. Exemplos
- Melhorias futuras: ideias que são pensadas no momento da análise, mas não previstas no escopo atual. Essas ideias poderão ser parte futura de melhorias no sistema.
- Questões abertas: questões que ainda não estão claras de como o sistema deve reagir, essas questões serão discutidas com usuários e equipe de desenvolvedores a fim de se definir o comportamento ideal. Exemplos
Suposições - Exemplo
O usuário deve estar logado no sistema para que ele possa executar o caso de uso em questão.
X
Pré-condições - Exemplo
O sistema deve apresentar a tela de cadastro para o usuário.
X
Diálogo – exemplo
O usuário deve preencher os campos de nome e endereço, selecionar na lista a UF referente à cidade onde ele mora e executar o comando de “salvar”.
X
Pós-condições – exemplo
O sistema confere se o CPF do usuário é válido e, em caso positivo, armazena os dados no banco de dados, apresentando uma janela de diálogo que confirma a operação.
X
Exceções – exemplos
Algumas exceções podem ser:
- caso o CPF do usuário não seja válido, o sistema deve cancelar a operação, apresentando janela de diálogo na tela informando que o CPF não é válido;
- caso o sistema não consiga salvar os dados no banco de dados, o sistema deve informar em janela de diálogo que não foi possível salvar as informações, solicitando do usuário uma das opções a seguir:
- se o usuário deseja tentar salvar novamente ou
- se o usuário deseja cancelar a operação).
X
Questões abertas – exemplos
Podem ser questões do tipo:
O que o sistema deve fazer ao cancelar a operação? Deve apagar todos os dados da tela? Deve deixar os dados preenchidos para que o usuário possa tentar salvar posteriormente?
X
Copyright © 2015 AIEC.