Com o diagrama em mãos, podemos realizar nova entrevista com o demandante do sistema a fim de se obter novas regras de negócio e assim poder descrever a narrativa de caso de uso. Uma sugestão hipotética do resultado dessa reunião de levantamento de informações poderia ser descrita nesta narrativa de caso de uso:
1. Até 30 minutos após o início da sessão de cinema já iniciada, mas ainda com pelo menos um assento livre, a sessão deve ser considerada disponível para compra de bilhetes.
2. Após 30 minutos de início, a sessão de cinema deve ser considerada encerrada.
3. Após o esgotamento de assentos disponíveis, a sessão deve ser considerada esgotada.
4. Não deve ser possível a compra de bilhetes para sessões encerradas ou esgotadas.
5. Somente estará disponível a compra de bilhetes para sessões que acontecem no mesmo dia da compra.
6. O equipamento possui tela sensível ao toque para operação do sistema, todas as operações deverão ser realizadas por meio desta tela. Não há teclado, mouse ou outros botões físicos.
7. O equipamento possui dispositivo para leitura de cartão de crédito acoplado.
8. Caso o sistema permaneça por mais de 3 minutos sem que o cliente interaja com o sistema, toda a operação deve ser cancelada e voltada à tela de início.
9. O sistema deve possibilitar o cancelamento da operação em qualquer estágio da compra.
1. Deve haver ao menos um filme em cartaz;
2. Deve haver conectividade com sistema bancário (para pagamento com cartão de crédito);
3. Deve haver conectividade com o sistema central de gerenciamento do cinema (para pesquisa de informação sobre filmes disponíveis, sessões e assentos disponíveis).
1. Ao chegar à máquina de vendas, o usuário pode consultar algumas das informações já presentes da tela de inicial do sistema. Essa tela deve mostrar um resumo com todos os filmes em cartaz, apresentando uma imagem do filme, o nome do filme, o horário da próxima sessão de cada um e a quantidade de assentos disponíveis para compra da sessão. Caso esta sessão já esteja esgotada, o sistema deverá apresentar as informações para a sessão seguinte. Caso não exista sessão seguinte, o sistema deve apresentar a informação que a venda de ingressos está esgotada para aquele filme.
2. O usuário clica em qualquer parte da tela para iniciar o uso do sistema.
3. Ao clicar na tela, o sistema deve apresentar uma listagem de todos os filmes em cartaz. Ao lado do nome de cada filme, o sistema deve apresentar todos os horários de início das sessões disponíveis para o dia. Para ser considerada disponível, é necessário ter ao menos um assento livre.
4. O usuário clica em uma sessão de cinema.
5. A tela apresenta uma imagem grande do filme, informando o horário de início e término da sessão e a quantidade de assentos disponíveis. A tela também apresenta opções para selecionar cada uma das outras sessões disponíveis e outro comando para cancelar a operação.
6. Se o cliente selecionar outra sessão disponível, a tela é atualizada com as informações respectivas da sessão selecionada.
7. Se o cliente clicar em cancelar, o sistema volta para a tela de início.
8. O cliente clica em “selecionar poltronas”.
9. O sistema apresenta uma tela com imagem representando todas as poltronas do cinema, marcando de vermelho escuro as poltronas indisponíveis e de azul claro as poltronas disponíveis. O sistema deverá incluir comandos para “cancelar a operação” (voltando para a tela de início), “selecionar outra sessão” (voltando para a tela anterior) e “finalizar compra”. A opção de “finalizar compra” só deve aparecer se ao menos uma poltrona (correspondente a um bilhete) estiver sido selecionada.
10. O cliente clica nas poltronas que deseja comprar. Ao clicar em uma poltrona, esta deve ser destacada em amarelo na tela do sistema. Para desmarcar uma poltrona selecionada, basta que o cliente clique novamente na mesma poltrona, assim, ela será desmarcada, retornando à cor azul. As poltronas que estiverem selecionadas, nesse momento deverão ficar em estado de reserva por 3 minutos. Dessa maneira, outros clientes utilizando outras máquinas de compra ou mesmo a bilheteria ficam impossibilitados de comprar a mesma poltrona. O sistema deve ser capaz ainda de atualizar as poltronas disponíveis em tempo real, a cada segundo, sincronizando informações de compra dos diversos pontos de venda, evitando assim a compra duplicada da mesma poltrona.
11. Após a seleção das poltronas desejadas, o cliente clica em “finalizar a compra”.
12. O sistema apresenta uma tela resumo com a quantidade de bilhetes, o valor total da compra, o filme e sessão selecionados, e as poltronas selecionadas. A categoria do bilhete a ser computada neste momento é a de bilhete comum.
13. O sistema de permitir a troca individual da categoria dos bilhetes, possibilitando ao cliente substituir pelas categorias estudante e terceira idade (que fornecem 50% de desconto no valor da compra).
14. Ao mudar de categoria de bilhete, o sistema deve recalcular o valor total da compra.
15. O sistema deve solicitar ao cliente inserir o cartão de crédito na máquina para efetivar a compra.
16. O sistema deve solicitar a senha do cartão de crédito e a confirmação do pagamento.
17. O sistema deve processar o pagamento e concluindo-o, imprimir os bilhetes do cinema, a nota fiscal e o comprovante de pagamento do cartão de crédito.
Após a confirmação do pagamento a venda é concluída, emitindo os bilhetes e transformando os assentos daquela sessão em assentos permanentemente indisponíveis.
X1. Caso o cliente clique em cancelar, a qualquer momento, o sistema deve voltar à tela de início.
2. Caso ocorra problema no pagamento, o sistema deve permitir a substituição ou outro cartão ou a possibilidade de se cancelar a compra de bilhetes.
3. Caso o sistema fique mais de 3 minutos sem uma ação do cliente, a operação deve ser cancelada e o sistema deve voltar à tela inicial.
1. Na tela de listagem de todos os filmes e sessões, ao lado de cada sessão poderia ser informada a quantidade de assentos disponíveis.
2. O sistema de pagamento poderia possibilitar também a operação de débito em conta (cartão de débito) ou até mesmo de transferência bancária.
3. Criar uma aplicação para smartphones que também permita a venda de bilhetes.
1. Ao cancelar a operação, a operação deve ser imediatamente cancelada ou o sistema deve apresentar uma janela de diálogo solicitando confirmação ao cliente se ele deseja realmente cancelar a operação?
2. Ao abandonar a operação, as poltronas pré-selecionadas devem realmente ficar até 3 minutos em estado de reserva?