7 - Casos de uso do tipo “manter alguma coisa”

A maioria dos sistemas de informação possui cadastros básicos, como os cadastros de cliente, de funcionários, de produtos, de cidade, de UF, de fornecedores, de usuários etc. Todos os cadastros básicos possuem quatro funcionalidades em comum em relação aos seus cadastros em bancos de dados.

Essas funcionalidades são chamadas pelos engenheiros de software de CRUD:

C – create (criar)

É a funcionalidade que cadastrar um novo item na base de dados.

R – report (reportar)

É a funcionalidade de poder pesquisar, encontrar e mostrar as informações cadastradas.

U – update (atualizar)

Refere-se à capacidade de poder atualizar uma informação previamente cadastrada com um dado mais atualizado.

D – Delete (excluir)

Funcionalidade de apagar informações do banco de dados.

Para realizar todas essas quatro operações (e uma quinta que é a de pesquisar/localizar), os engenheiros de software, por prática de mercado, definiram que todo sistema de informação precisa possuir ao menos um caso de uso para cada cadastro (tabela) no banco de dados denominado de caso de uso “manter”. Dessa forma, os primeiros casos de uso que você pode começar a identificar no seu sistema são os casos de uso do tipo “manter”.

Exemplos comuns desse tipo de caso de uso: manter cliente, manter funcionário, manter vendedor, manter produto, manter fornecedor, manter contas a pagar, manter contas a receber, manter cidades, manter UF etc.

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