Já aprendemos que um caso de uso modela um objetivo que o sistema deve atingir, a fim de ser bem sucedido. O diagrama de atividades mapeia o comportamento do usuário através de um procedimento, observando as decisões tomadas e as tarefas executadas. O procedimento pode explicar um único caso de uso, ou apenas parte de um caso de uso, ou mesmo muitos casos de uso unidos para criar um fluxo de trabalho. Modelar um caso de uso é parte do processo de descoberta e validação para a modelagem de um sistema. Cada diagrama dá uma nova perspectiva sobre os recursos do sistema.
Um diagrama de atividades relacionado a um caso de uso explica como o ator interage com o sistema para cumprir a meta do caso de uso, incluindo as regras, informações trocadas, as decisões tomadas e produtos de trabalho criados.
Modelar o trabalho do usuário desta maneira não define essa versão particular do processo como a única forma correta do sistema trabalhar. Cada objetivo (caso de uso) pode ser satisfeito por qualquer número de processos válidos. Mas a criação de um modelo deste tipo provavelmente irá revelar os elementos essenciais do processo de uma forma que seja familiar para os utilizadores.
Elementos essenciais incluem: