2.2 - Definindo métodos

O diagrama Atividade também pode ser usado para modelar a implementação de métodos complexos. Ao definir a implementação de uma operação, você precisa modelar a sequência de manipulação de dados e transformações, lógica de programação e decisões. A modelagem dessas funções complexas pode evitar problemas futuros, quando você escrever o código, revelando todos os requisitos explicitamente no diagrama. A modelagem apresenta e permite o teste mental de todas as possibilidades possíveis, tornando-as mais fáceis de rever e corrigir.

É muito tentador resumir ou dispensar a modelagem as atividades, mas o verdadeiro valor da modelagem está em revelar o que sabe, para que ele possa ser contestado e verificado. Fazendo suposições visíveis (explícitas) a revisão e a correção tornam-se mais fácil (além de extremamente valioso).

As modernas ferramentas de UML implementam o diagrama de atividades com todas as construções lógicas que você encontra na maioria das linguagens de programação. Na verdade, ele se traduz muito bem em uma narrativa de código ou mesmo rascunho do código fonte.

Copyright © 2015 AIEC.