Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- O diagrama de atividades da UML 1.4 é muito semelhante a um fluxograma clássico. Ele pode ser aplicado a qualquer processo, grande ou pequeno. Três aplicações comuns de diagramas de atividades são para explicar o fluxo de trabalho (uma série de casos de uso), para explicar um único caso de uso, e para explicar um método (a sequência de ações realizadas pelo método).
- O diagrama de atividades representa uma tarefa como um retângulo com os cantos arredondados, contendo uma descrição de texto de forma livre da tarefa. A transição de uma atividade para a próxima é mostrada como uma seta. A notação prevê pontos de início e fim, usando um pequeno círculo pintado e um círculo pintado com um anel externo, respectivamente.
- As decisões são representadas como um pequeno losango. Cada transição de saída deve ser marcada com uma condição de guarda (com texto entre colchetes), e as condições devem ser mutuamente exclusivas. O losango também pode ser usado para representar um ponto de fusão, unindo dois ou mais percursos alternativos na sequência.
- As condições de guarda também podem ser usadas em transições deixando uma atividade, em que o resultado da atividade fornece todas as informações necessárias para cumprir uma das condições.
- A concorrência refere-se às múltiplas atividades ocorrendo simultaneamente. Uma barra do tipo “garfo” representa uma transição de entrada para iniciar várias transições. A barra de sincronização mostra várias transições chegando ao fim e uma nova transição combinando-as.
- Muitas vezes, uma explicação textual pode ser um pouco ambígua para a definição de um processo complexo. O diagrama de atividades normalmente é utilizado como uma ferramenta para facilitar a comunicação das explicações textuais.
- Para traduzir a descrição do usuário em um diagrama de atividades, isole cada tarefa como uma atividade. Indique a sequência das tarefas desenhando uma seta de transição de uma atividade para a próxima atividade na sequência.
- Para modelar as decisões no processo, você tem duas opções. Uma decisão que resulta da conclusão de uma atividade é desenhada com condições de guarda (cada transição para fora da atividade é marcada com uma única – e mutuamente exclusiva – expressão condicional entre colchetes). Para representar uma decisão que não é o resultado de uma atividade específica, utilize o ícone de losango. Cada transição para fora do ponto de decisão do losango também é marcada com uma expressão condicional única entre colchetes (exemplo: [sim] e [não]).
- Quando o fluxo lógico do processo precisa retornar a um ponto anterior no fluxo, use o ícone de losango para representar um ponto de fusão. Pode haver duas ou mais setas que entram no ponto de fusão, mas apenas uma pode sair.
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