Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. O diagrama de atividades da UML 1.4 é muito semelhante a um fluxograma clássico. Ele pode ser aplicado a qualquer processo, grande ou pequeno. Três aplicações comuns de diagramas de atividades são para explicar o fluxo de trabalho (uma série de casos de uso), para explicar um único caso de uso, e para explicar um método (a sequência de ações realizadas pelo método).
  2. O diagrama de atividades representa uma tarefa como um retângulo com os cantos arredondados, contendo uma descrição de texto de forma livre da tarefa. A transição de uma atividade para a próxima é mostrada como uma seta. A notação prevê pontos de início e fim, usando um pequeno círculo pintado e um círculo pintado com um anel externo, respectivamente.
  3. As decisões são representadas como um pequeno losango. Cada transição de saída deve ser marcada com uma condição de guarda (com texto entre colchetes), e as condições devem ser mutuamente exclusivas. O losango também pode ser usado para representar um ponto de fusão, unindo dois ou mais percursos alternativos na sequência.
  4. As condições de guarda também podem ser usadas em transições deixando uma atividade, em que o resultado da atividade fornece todas as informações necessárias para cumprir uma das condições.
  5. A concorrência refere-se às múltiplas atividades ocorrendo simultaneamente. Uma barra do tipo “garfo” representa uma transição de entrada para iniciar várias transições. A barra de sincronização mostra várias transições chegando ao fim e uma nova transição combinando-as.
  6. Muitas vezes, uma explicação textual pode ser um pouco ambígua para a definição de um processo complexo. O diagrama de atividades normalmente é utilizado como uma ferramenta para facilitar a comunicação das explicações textuais.
  7. Para traduzir a descrição do usuário em um diagrama de atividades, isole cada tarefa como uma atividade. Indique a sequência das tarefas desenhando uma seta de transição de uma atividade para a próxima atividade na sequência.
  8. Para modelar as decisões no processo, você tem duas opções. Uma decisão que resulta da conclusão de uma atividade é desenhada com condições de guarda (cada transição para fora da atividade é marcada com uma única – e mutuamente exclusiva – expressão condicional entre colchetes). Para representar uma decisão que não é o resultado de uma atividade específica, utilize o ícone de losango. Cada transição para fora do ponto de decisão do losango também é marcada com uma expressão condicional única entre colchetes (exemplo: [sim] e [não]).
  9. Quando o fluxo lógico do processo precisa retornar a um ponto anterior no fluxo, use o ícone de losango para representar um ponto de fusão. Pode haver duas ou mais setas que entram no ponto de fusão, mas apenas uma pode sair.
Copyright © 2015 AIEC.