O diagrama de classes é sem dúvida o diagrama mais utilizado na UML. A ideia aqui não é qualificar o diagrama de classes como “o diagrama mais importante da UML”, todos os diagramas são importantes, mas o diagrama de classes é aquele que, em modelagens mais simples, é o escolhido como o mais desejável pelas equipes. Portanto, dê uma atenção especial para este diagrama (ele contempla boa parte do nosso estudo), pois certamente será o que você mais irá modelar e analisar no seu dia a dia.
A classe descreve as características de uma entidade e como ela pode ser usada. Em contraste, um objeto é uma entidade identificável de forma específica, que está de acordo com as regras definidas pela classe.
Em termos de software, o código é escrito como um conjunto de classes e referências a comportamentos definidos pelas classes. A informação criada e manipulada pelos usuários pertence a objetos que estejam em conformidade com as descrições de classe. Os objetos são representados por linhas em um banco de dados, registros em arquivos, ou áreas de memória em um computador.