Uma das formas mais comuns de você identificar os objetos e classes de um futuro sistema de informação é escrever todos os procedimentos que o sistema deve fazer. Feito isso, identifique todos os substantivos descritos e avalie se:
- Ele representa uma coisa em particular (um objeto) ou um conjunto de coisas semelhantes (uma classe);
- Ele é parte do problema a ser resolvido (é escopo do projeto);
- Ele não é parte de um detalhe de implementação (uma característica de um objeto);
- Ele não é um evento ou uma ocorrência;
- Ele não é uma propriedade (uma característica) de uma coisa.
Após essa análise, é bem provável que você consiga identificar as classes e objetos do sistema. Veja, no pequeno exemplo da realidade de uma livraria, como poderíamos hipoteticamente identificar alguns objetos e classes:
“O cliente vem à loja e procurar por um ou mais livros de seu interesse. Ele pesquisa o preço dos livros por meio da etiqueta afixada em cada livro. Se houver interesse, ele pode comprar um ou mais livros, pagando em dinheiro, cartão ou cheque.”
Neste pequeno exemplo conseguimos identificar os seguintes objetos e classes:
• Cliente
Classe que define (generaliza) as características das pessoas que vão à livraria comprar livros.
• Livros
Classe que define (generaliza) as características dos produtos que a livraria vende.
• Etiqueta
Classe que possui algumas das informações dos livros (como código de barras e preço). Possui uma associação com a classe livro.
• Dinheiro, cartão e cheque
Podem ser entendidos como classes isoladas ou generalizados como uma classe de nome “forma de pagamento”.
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