Identificar os objetos e classes individuais é apenas o começo de modelagem. Para que os objetos e classes de um software realizem o respectivo trabalho a ser feito, eles precisam trabalhar juntos de forma a representar o contexto do trabalho a ser feito.
Por exemplo, quando um cliente solicita ingressos de um filme (cinema), o sistema cria uma venda e adiciona ingressos para essa venda. Ainda, associa um filme, uma sessão, reserva poltronas e pode definir outras características do ingresso (como por exemplo valor promocional para estudante ou idosos). Os objetos de software que representam os clientes, a venda, a sessão do filme, as poltronas, e os ingressos precisam replicar exatamente as relações entre os objetos do mundo real.
Atenção quanto à nomenclatura da UML:
Uma associação é a definição de um tipo de link (ligação) da mesma forma que uma classe é a definição de um tipo de objeto. Assim como um objeto é uma instância de uma classe, um link é um exemplo de uma associação.
Associações (e links) podem assumir três formas diferentes: associação, agregação e composição. A forma mais simples, a associação, é uma relação ponto a ponto. Um objeto simplesmente sabe sobre outro objeto da mesma forma que uma pessoa pode saber sobre outra pessoa. Esse conhecimento é normalmente armazenado no objeto como uma referência, como uma pessoa que mantém um número de telefone ou endereço de outra pessoa que ele quer entrar em contato.