3 - Definindo associações e links (ligações)

Identificar os objetos e classes individuais é apenas o começo de modelagem. Para que os objetos e classes de um software realizem o respectivo trabalho a ser feito, eles precisam trabalhar juntos de forma a representar o contexto do trabalho a ser feito.

Por exemplo, quando um cliente solicita ingressos de um filme (cinema), o sistema cria uma venda e adiciona ingressos para essa venda. Ainda, associa um filme, uma sessão, reserva poltronas e pode definir outras características do ingresso (como por exemplo valor promocional para estudante ou idosos). Os objetos de software que representam os clientes, a venda, a sessão do filme, as poltronas, e os ingressos precisam replicar exatamente as relações entre os objetos do mundo real.

Atenção quanto à nomenclatura da UML:

  • um link (ligação) é uma relação entre dois objetos;
  • uma associação é um relacionamento entre duas classes.
  • Uma associação é a definição de um tipo de link (ligação) da mesma forma que uma classe é a definição de um tipo de objeto. Assim como um objeto é uma instância de uma classe, um link é um exemplo de uma associação.

    Associações (e links) podem assumir três formas diferentes: associação, agregação e composição. A forma mais simples, a associação, é uma relação ponto a ponto. Um objeto simplesmente sabe sobre outro objeto da mesma forma que uma pessoa pode saber sobre outra pessoa. Esse conhecimento é normalmente armazenado no objeto como uma referência, como uma pessoa que mantém um número de telefone ou endereço de outra pessoa que ele quer entrar em contato.

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