A associação é usada para juntar dois objetos distintos em um contexto: quando você junta pessoa à venda é apenas naquele contexto que existe essa associação.

A associação corresponde a relações temporárias e rápidas para um objetivo em comum de objetos distintos.

Uma associação pode ser nomeada para deixar o relacionamento ainda mais claro. É importante levar em consideração que devemos sempre usar a voz ativa (evitando a voz passiva). Dessa forma, como exemplo, as classes “Venda” e “Produtos” podem ser relacionadas pelo texto “inclui” (uma venda inclui produtos). O nome “são incluídos” (produtos são incluídos em uma venda) não é uma boa escolha.

Exemplo de nomenclatura de uma relação entre classes

Assim como no mundo real, as associações podem requerer regras específicas para controlar o relacionamento entre elas. Quem participa do relacionamento? Quantos objetos podem participar? Como os participantes controlam o comportamento do objeto? Em qual direção a associação deve ser ligada? Quando o relacionamento começa e termina? As regras são definidas e representadas por meio de multiplicidade, restrições, indicadores de direção, classes de associação papéis e comentários. Cada um deles será apresentado no devido tempo com a evolução dessa matéria.

Copyright © 2014 AIEC.