Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. Classes e objetos: Uma classe é uma definição de um tipo de entidade, da mesma forma que um “livro” define como deve ser “um livro de informática”. Um objeto é uma abstração para uma única entidade, como “o meu livro de UML”. A classe define regras. Um objeto define fatos. Um objeto é instanciado (criado) de acordo com as regras definidas pela sua classe.
  2. Abstração: Uma abstração é uma representação de algo real, como o seu rosto em uma foto: aquilo que vemos na foto é uma representação de você, e não você (a pessoa real). Mesmo que haja uma quantidade quase infinita de informações sobre qualquer entidade real, uma abstração de software útil contém apenas a informação suficiente para apoiar a finalidade da aplicação de software.
  3. Encapsulação: Descreve um modo para organizar a informação de uma abstração de modo que ele pode ser usado eficientemente em uma aplicação de software. A encapsulação as informações que precisamos saber da lógica de funcionamento do objeto que não precisamos conhecer. Para usar um objeto, ele precisa expor a sua finalidade e interfaces. O objeto precisa conter os dados e comportamentos que satisfaçam os serviços oferecidos pelas interfaces.
  4. Associações e links: Uma associação define um tipo de relacionamento, da mesma forma que uma classe define um tipo de entidade. Um link é uma abstração de uma relação específica que está em conformidade com as regras estabelecidas por uma associação, da mesma forma que um objeto é uma abstração de uma entidade que está em conformidade com as regras estabelecidas por uma classe.
  5. Agregação: Agregação é um tipo de associação que afirma que um dos objetos participantes deve desempenhar o papel de controlador do outro objeto. Todas as interações com o par são dirigidas para o objeto de controle, o objeto agregador. O objeto agregador define como um objeto agregado deve se comportar. O objeto agregador propaga as instruções necessárias para o objeto agregado. As duas características que definem a agregação são: a) um objeto desempenha o papel de controlador e outro o papel subordinado; e b) dois (ou mais) objetos se comportam como um só.
  6. Composição: Composição é um tipo de agregação, que afirma que um objeto membro pode existir se dentro do contexto da agregação. O tempo de vida do membro é dependente do tempo de vida do objeto que o compõe.
  7. Generalização, especialização e herança: Generalizar é reunir todas as características comuns a partir de um conjunto de classes e defini-las em uma única classe. A generalização é a classe que contém os recursos compartilhados. Especializar é isolar as características de uma classe que só se aplica a um subconjunto do objeto dessa classe. A especialização é uma classe que contém os recursos exclusivos para o subconjunto de objetos. A herança é o princípio que permite uma especialização para ter acesso aos recursos em uma generalização. Um objeto instanciado por uma classe especializada é construído a partir dos recursos da classe especializada e de todas as suas características generalizadas.
Copyright © 2015 AIEC.