1.3. Identificando atributos
Encontrar os atributos de uma classe normalmente não é tarefa difícil, uma das formas mais comuns é analisar como você descreveria um objeto daquele tipo de classe e como você poderia diferenciá-lo dos demais. Por exemplo, se a cor de um objeto faz sentido ou parece ser importante para diferenciá-lo de outro, então a cor poderá ser um atributo. Se o peso é importante, então este será outro atributo.
|
Num contexto de um sistema de informação, não devemos levar em conta todos os atributos possíveis e imagináveis de uma classe ou um objeto, mas somente aqueles que fazem sentido para o sistema. |
Por exemplo: suponha que você esteja trabalhando na construção de um sistema para gerenciar as vendas de uma livraria, e que você identificou que “Cliente” é uma classe importante. É muito provável que os atributos mais importantes, relevantes e úteis que essa classe pode ter nesse contexto são: nome do cliente, endereço, CPF, identidade, e assim por diante. Outros atributos como cor dos olhos, altura, peso, cor dos cabelos, e outros, parecem ser totalmente inúteis e sem sentido para esse sistema; portanto, não devem fazer parte da sua modelagem.