2 - Operações

2.1. Identificando Operações

A partir do momento em que você estipula os atributos de cada classe, é chegada a hora de identificar os seus comportamentos. A UML utiliza o termo “operações” para se referir aos possíveis comportamentos de uma classe que os objetos dessa classe podem realizar. Para realizar tal tarefa, você deve se perguntar aos objetos daquela classe o que eles fazem, ou o que faz com que o estado deles mude.

O diagrama de atividades e a descrição dos casos de uso são duas fontes muito importantes de operações possíveis em um sistema.

A sintaxe padrão para descrever esses comportamentos é:

nomeDaOperacao (opcional listaDeArgumentos): TipoDeRetorno

Dessa forma, como um exemplo hipotético, para que um objeto “Pessoa” efetue a compra de livros e confirme se ela conseguiu comprar os livros, a operação poderia se parecer algo como:

venderLivro (livros:Livro, valorTotal:float): VendaConcluida

Normalmente, sempre que uma operação é executada, o objeto “chamador” recebe algum retorno, mesmo que seja apenas uma confirmação do tipo verdadeiro/falso de que a operação ocorreu com sucesso. Entretanto, se nada é retornado ao objeto “chamador”, você pode utilizar NULL ou omitir o tipo de retorno.

Copyright © 2014 AIEC.