2.3. Passando argumentos

Ao realizar uma operação, esperamos algo como resposta da operação. Entretanto, antes que algo possa ser retornado, alguma informação normalmente é repassada para este objeto. Essas informações são necessárias para que o objeto possa processar (executar) as operações atribuídas a ele.

Num exemplo hipotético de um sistema para uma livraria, para que uma venda de livros possa ser concluída, provavelmente seria necessário passar para o objeto Venda as seguintes informações:

Todas essas informações devem ser passadas como argumentos para a operação. Dessa forma, uma possibilidade da nomenclatura completa da operação poderia ser algo como:

Classe VendaLivros com os parâmetros necessários para a operação

Neste exemplo, observe que a operação venderLivro possui três argumentos:

Note que na medida em que todas as informações da modelagem são incluídas na documentação, os diagramas começam a ficar complexos e grandes demais. A maioria das ferramentas de UML permite configurar a visibilidade do que é representado no diagrama, a fim de deixar a visão mais simples. Mas não se preocupe, as devidas configurações de atributos (como multiplicidade, tipos etc.) serão criadas no código fonte, quando solicitado pela ferramenta.

Copyright © 2014 AIEC.