Cada associação inclui as regras para estabelecer e manter a integridade dos relacionamentos, como os relacionamentos são criados e usados pelo aplicativo. A associação é usada para unir, temporariamente, objetos distintos e completos para um uso particular.
O mesmo conceito pode ser refinado para explicar os objetos compostos de outros objetos. Este tipo de associação, chamada agregação, facilita muito o uso de configurações complexas de objetos. A agregação também pode ser refinada para modelar conjuntos onde as partes têm uma associação mais restrita com a montagem. Neste refinamento de agregação, chamado composição, a vida das peças do conjunto depende inteiramente de sua participação no sistema. A associação e a composição são usadas para objetos cuja união forma outro objeto, resultado da soma das partes que o compõe (exemplo: um motor é formado pela associação de várias peças).
Por exemplo, uma transação de negócios pode depender do sistema de segurança para garantir que nenhuma pessoa não autorizada pode acessar a transação comercial. A implementação desta relação é tratada no fluxo de trabalho, a tecnologia, ou outras opções de design no aplicativo.