A modelagem de uma associação começa por identificar as classes participantes. Nos primeiros exemplos discutiremos o uso de duas classes, chamada de associação binária, uma vez que este é o tipo mais comum de associação. Nós vamos cobrir mais adiante associações que utilizam mais de duas classes participantes, chamadas associações “n-árias”.
2.1. Notação de associação binária
A associação é uma regra que explica o que é permitido. Em um diagrama de objeto, uma relação real é chamada de “link”. Uma associação é uma regra. Um link é um fato.
A figura abaixo mostra uma associação que liga a classe Teatro à classe Espetáculo. A classe Teatro define o que é um objeto teatro e o que ele pode fazer. A classe Espetáculo define o que é um espetáculo e o que ele pode fazer. A associação define um único tipo de relação que pode ser estabelecida entre os diferentes locais e espetáculos, uma razão pela qual esses tipos de objetos precisam se comunicar: um Espetáculo precisa acontecer em um Teatro, como exemplo, o espetáculo “Fantasma da Ópera” será apresentado no teatro “Teatro Municipal”.
O objeto “TeatroMunicipal: Teatro” na figura acima descreve um objeto Teatro de nome TeatroMunicipal que esteja em conformidade com a definição de classe Teatro. O objeto “FantasmaDaOpera: Espetaculo” descreve um objeto Espetaculo chamado FastasmaDaOpera que está em conformidade com a definição da classe Espetaculo. O link define uma única relação entre o teatro TeatroMunicipal e o espetáculo FantasmaDaOpera.