2.2. Nomeando a associação

O nome de uma associação exprime ao leitor a intenção do relacionamento. Cada associação representa um investimento de tempo e esforço para estabelecer a relação, preservar a sua integridade e garantir o seu uso adequado. Quando o nome estiver vago, introduz confusão e erros, aumentando custos e reduzindo a eficácia do processo de modelagem.

A maneira usual para citar uma associação é com um verbo no presente do indicativo (utilizando a terceira pessoa do singular). A figura a seguir mostra a mesma associação modelada com dois nomes diferentes:

  1. usando o verbo na voz ativa "apresenta" (no sentido de que um teatro apresenta um espetáculo), e
  2. usando a voz passiva "é apresentado no" (no sentido de que um espetáculo é apresentado em um teatro).

A posição do nome não é crítica. O nome só precisa estar próximo ao meio da linha, entre as duas classes. Mantenha-o perto o suficiente da linha de associação, de modo que o leitor do diagrama entenda claramente o que o nome se refere. Além disso, mantenha o nome distante das extremidades da associação, pois lá você estará adicionando um monte de informações. Apesar de o nome do relacionamento não aparecer no código fonte, a documentação dele aumenta o entendimento do objetivo do relacionamento entre as classes.

Uma boa prática utilizada pelas equipes de TI é evitar o uso da voz passiva. Não é errado, mas evite se puder.
Copyright © 2014 AIEC.