A figura anterior também introduziu um dispositivo útil chamado indicador direcional. Pelo menos na cultura ocidental, tendemos a ler da esquerda para a direita, de modo que quando o desenho nos obriga a rotular algo cujo sentido seja da direita para esquerda, precisamos de uma maneira de garantir o entendimento correto ao leitor. A solução para este problema é muito simples: coloque um indicador direcional, como uma seta ou os símbolos de “<” e “>”, ao lado do nome da associação para mostrar ao leitor como interpretar o significado do nome da associação.
Nas figuras anteriores, um indicador de direção foi colocado ao lado de ambos os nomes das associações para maior clareza. Muitas vezes o indicador de direção só é usado quando a ausência dele pode causar uma má interpretação. Em suma, garanta sempre a boa qualidade da documentação.
|
Em algumas ferramentas o indicador direcional é simplesmente uma característica de cada nome da associação que pode ser ligado ou desligado. Em outras ferramentas que você definir a direção dentro da especificação associação. Em outras ferramentas ainda, você pode ter que realmente desenhar o símbolo. |
O nome da associação torna-se ainda mais importante quando duas classes têm mais de uma razão para colaborar. Poderíamos imaginar, por exemplo, que um Teatro poderia apenas vender ingressos de um determinado Espetáculo que estaria sendo apresentado e outro Teatro. Em outros momentos, um Teatro pode ser tanto o anfitrião e patrocinador. A figura abaixo usa duas associações para representar o fato de que as regras para a realização de um Espetáculo são diferentes das regras para vender ingressos de um Espetáculo. As duas associações precisam ser definidas e mantidas separadamente.