2.3.1. Papéis (ou funções)

Um nome de papel (ou função) explica como um objeto participa do relacionamento. Ao contrário do nome da associação, o nome da função no final da associação pode gerar o código. Cada objeto tem de manter uma referência para o objeto ou objetos associados. A referência é realizada em um valor de atributo dentro do objeto. Quando só existe uma associação então existe apenas um atributo mantendo uma referência. No código gerado, o atributo será nomeado com o nome da função do objeto referenciado.

Por exemplo, o espetáculo Fantasma da Ópera é apresentado no Teatro Municipal. O objeto “FantasmaDaOpera” contém um atributo com uma referência para o objeto “TeatroMunicipal”. Até agora, não importa que nome daremos ao atributo, porque há apenas uma referência. É possível um espetáculo ser apresentado em um único teatro, mas ter seus ingressos à venda em vários outros teatros. Isto significa que existem duas referências possíveis para um Teatro no mesmo objeto Espetáculo.

Agora precisamos ser capazes de dizer a diferença entre apresentar e vender ingressos. Para representar duas referências distintas, os nomes de papéis são muitas vezes utilizados para nomear os atributos que mantêm as referências.

Copyright © 2014 AIEC.