Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. Associações e links: tipo de ligação mais simples de relacionamento que suporta a comunicação entre objetos. Dois objetos estão conscientes um do outro porque eles possuem referências entre si. Uma associação define um tipo de ligação que pode existir entre os tipos de objetos. Um link é um exemplo de uma associação da mesma forma que um objeto é uma instância de uma classe.
  2. Multiplicidade: cada extremidade de uma associação deve definir o número de objetos que podem participar na associação. A multiplicidade pode ser expressa como um intervalo (mínimo e máximo) ou uma lista de valores (valor 1, valor 2, ...). Um asterisco (*) usado por si só designa zero ou mais objetos. Um asterisco usado como o valor máximo numa gama significa que não há limite superior.
  3. Restrições: define uma regra que deve ser aplicada para a associação para ser válida. A restrição é colocada no final de uma associação de ditar as condições que devem ser satisfeitas antes que os objetos possam participar do relacionamento. As restrições estão entre chaves ({}).
  4. Os nomes de função: explica como um objeto participa de um link. O nome do papel é colocado na extremidade de uma associação próxima com a classe que desempenha o papel.
  5. Classe de associação: encapsula informações sobre uma associação; por exemplo, quando a relação começou, terminou, termos e condições, e status. Uma classe de associação é necessária porque completa uma associação com informações e/ou operações. A classe de associação está ligada a uma associação por uma linha tracejada.
  6. Agregação: tipo de associação em que uma classe define os objetos que participam como peças em uma montagem ou configuração e objetos de outra classe que representam o todo, o conjunto inteiro.
  7. Composição: tipo de agregação em que um objeto membro só pode ser um objeto parte de no máximo um objeto agregador (e tem seu ciclo de vida controlado por ele).
  8. Generalização, superclasse e subclasse: a generalização fornece um meio para organizar as semelhanças e diferenças entre um conjunto de objetos que compartilham a mesma finalidade. A generalização é um relacionamento entre as classes em que uma classe chamada de superclasse, contém recursos compartilhados por todos os objetos da classe, e as outras classes, chamadas de subclasses, contêm apenas as características que as tornam um subconjunto de objetos diferente de todos os outros objetos representados pela superclasse. A generalização é modelada como uma linha entre as classes com um triângulo fechado e oco no final perto da superclasse.
  9. Especialização: descreveol o processo de identificação das características que tornam objetos únicos dentro de uma superclasse. "Uma especialização" refere-se a uma subclasse indivíduo.
  10. Hereditariedade: a herança descreve o fato de uma subclasse ter acesso aos recursos de uma superclasse no momento em que ela é usada para instanciar um objeto. A herança pode ser comprometida pela utilização de restrições de visibilidade.
Copyright © 2014 AIEC.