Olá, iniciamos agora mais uma etapa do nosso estudo, em que trataremos dos diagramas de sequência.
Já aprendemos até agora que os diagramas UML baseiam-se em três temas gerais:
Os diagramas estruturais (classe, objeto, componente, e assim por diante) representam a forma como os objetos são definidos e como eles estão relacionados entre si. Eles não representam como os objetos se comportam quando você os executa em uma aplicação. Em contraste, os diagramas comportamentais representam a forma como os objetos funcionam usando a estrutura já definida nos outros esquemas. Este ponto de vista dinâmico contém diagramas projetados especificamente para modelar como os objetos se comunicam, a fim de realizar tarefas dentro do funcionamento do sistema. Eles podem representar como o sistema responde às ações dos usuários, como ele mantém a integridade interna, como os dados são movidos entre a interação do usuário e o banco de dados, como os objetos são criados e manipulados, e muito mais.
Tendo em vista que o comportamento do sistema pode ser grande e complexo, os diagramas de comportamento tendem a olhar para pedaços pequenos, discretos do sistema, tais como cenários ou operações individuais.
Mesmo assim, o diagrama de classes e os diversos diagramas comportamentais são os mais usados, justamente porque eles revelam as características específicas necessárias para gerar o código.