Os diagramas de sequência e de colaboração são mais frequentemente utilizados para ilustrar as interações entre objetos. Como tal, ambos modelam os objetos e mensagens entre os objetos.
O diagrama de sequência usa uma visualização orientada pelo tempo. Para cada objeto do diagrama, é utilizado um conjunto de ícones de objetos e prazos associados, chamado de linha de tempo do objeto. Já o diagrama de colaboração apresenta uma visualização orientada a estrutura.
|
Você pode pensar que é estranho que a UML tenha dois diagramas que fazem a mesma coisa. De certa forma, você está certo. A razão é que eles vêm de diferentes metodologias e cada um oferece uma perspectiva ligeiramente diferente, que pode ser bastante valiosa (os dois diagramas serão comparados mais adiante). |
A característica comum de ambos os diagramas, é a capacidade de representar interações. Interações nos mostram como os objetos enviam mensagens uns aos outros. Quando um objeto quer enviar uma mensagem a outro objeto, o segundo objeto tem que ter uma forma para receber a mensagem. A mensagem tem que corresponder a uma interface fornecida pelo segundo objeto. É como receber um telefonema. A pessoa que recebe a chamada tem de possuir um aparelho telefônico com microfone e alto-falante, a fim de receber a chamada. O aparelho telefônico é a interface. Assim, as interações, as mensagens enviadas entre os objetos, revelam os requisitos de interface. A interface é literalmente uma operação.