A notação de linha de vida do objeto combina o ícone do objeto e uma espécie de cronograma. A notação do objeto é o mesmo usado no diagrama de objetos: um retângulo que contém o nome do objeto. Lembrando que a forma tradicional de representar a nomenclatura de um objeto é objeto:classe, podemos suprimir o nome do objeto, criando uma notação anônima do tipo :classe. Essa notação é muito útil para criar conceitos genéricos de um mesmo cenário.

A figura abaixo esboça um cenário em que um cliente seleciona lugares para comprar ingressos em uma apresentação de teatro. Veja como os cinco objetos participantes estão alinhados na parte superior do diagrama. Este é o local padrão para todos os objetos em um diagrama de sequência. O posicionamento de um objeto na parte superior do diagrama indica que o objeto já existe desde o início do cenário. Isto implica que o posicionamento de um objeto em qualquer outro local mais abaixo indica a criação do objeto durante o cenário.

Exemplo de cinco objetos com suas linhas de vida

A notação do diagrama contempla o retângulo para representar o nome do objeto e a linha pontilhada vertical para representar a respectiva linha de vida. O período de tempo representado pela linha de tempo depende do comprimento da interação que está modelando, portanto, as linhas pontilhadas podem ser curtas ou bem compridas.

Copyright © 2014 AIEC.