Como tal, ela pode invocar uma operação, levantar um sinal, criar/destruir objetos de destino. Um estímulo é uma instância de uma mensagem. A mensagem explica os papéis do remetente e do receptor do estímulo, bem como o procedimento que gera o estímulo. Para fins práticos, podemos pensar em uma mensagem e um estímulo como a mesma coisa, isto é, como uma unidade de comunicação entre objetos, por isso usaremos somente o termo mensagem neste momento (mais adiante apresentaremos as diferenças entre os dois termos).
Uma mensagem é modelada como uma seta. O tipo de seta descreve visualmente o tipo de mensagem. O tipo mais comum de seta é uma linha sólida com uma seta preenchida, o que representa uma mensagem que requer uma resposta, chamada de mensagem simples ou síncrona.
A seta tracejada com uma ponta de seta em forma de “→” e “←” representa uma resposta ou retorno. As mensagens são colocadas na horizontal entre as linhas de vida do objeto, conforme mostrado na figura abaixo. O posicionamento horizontal indica que a transmissão da mensagem é considerada instantânea, isto é, a mensagem é enviada e recebida no mesmo instante. A posição vertical relativa nas linhas de tempo representa a ordem na qual as mensagens devem acontecer. Este padrão significa que você pode ler o diagrama do começo ao fim, lendo as mensagens de cima para baixo.
|
A colocação das setas na linha do tempo não implica qualquer medição de tempo específico (horas, minutos ou segundo). O que é representado é apenas a ordem de sequência entre elas. |