A interpretação da leitura do diagrama anterior é a seguinte:

  1. O cliente escolhe o assento do espetáculo que ele quer comprar, provavelmente a partir de uma interface de usuário, passando o identificador do assento específico para aquele espetáculo para um objeto de controle, uma instância de SelecionaAssentos. O objeto de controle é, basicamente, um manipulador de eventos nesse cenário.
  2. O objeto de controle, SelecionaAssentos, pede ao objeto Espetaculo uma referência para o assento do espetáculo que coincide com o identificador fornecido.
  3. O objeto Espetaculo retorna uma referência a um objeto AssentoEspetaculo baseado no idAssentoEspetaculo passado para ele.
  4. O objeto SelecionaAssentos informa o objeto Compra para adicionar o assento selecionado no pedido de compra do cliente.
  5. O objeto Compra retorna um valor booleano Verdadeiro dizendo que tudo funcionou corretamente.
  6. O objeto de controle SelecionaAssentos, então, diz para o objeto AssentoEspetaculo que aquele assento foi selecionado com sucesso. Isso faz com que aquele assento mude seu status de “disponível” para “vendido”.
  7. O objeto AssentoEspetaculo retorna uma mensagem de que tudo ocorreu bem, ou seja, um ok.
Construir o diagrama de sequência é mais fácil se você tiver concluído, pelo menos, um primeiro esboço o modelo de caso de uso (o diagrama e as descrições de casos de uso associadas) e o diagrama de classes. A partir desses dois recursos, você pode encontrar conjuntos de interações (cenários) e um conjunto de objetos candidatos a assumir a responsabilidade por essas interações.

Os números de sequência no início de cada uma das mensagens são opcionais, mas eles são muito úteis quando você precisa discutir o diagrama ou fazer alterações. Os números também são úteis quando se trabalha com vários cenários que usam algumas das mesmas mensagens. Veja um exemplo.

Copyright © 2014 AIEC.