4.4. Exceção
É algo muito mais brusco e inesperado do que o cenário esperado. Por exemplo, você cria um método que espera uma data válida e no momento da execução o método recebe uma data inválida. É impossível prosseguir com o sistema, e a operação deve ser cancelada. Normalmente, o código do sistema desvia o processamento normal para um processamento de exceção, onde o erro será tratado.
As exceções (e algumas vezes os sinais também) necessitam invocar ações que desfaçam um trabalho feito pela metade, como, por exemplo, desfazer uma transação no banco de dados que se iniciou. Uma condição de erro muitas vezes afeta o funcionamento normal do sistema e é comum vermos algumas das seguintes consequências:
Podemos modelar, caso necessário, cenários de erro por meio de diagrama de sequência. Saiba como.
Basta criarmos as visões para esses cenários alternativos. Exemplo: veja o diagrama do capítulo 4 deste módulo. Observe que o passo 2.1 retornou verdadeiro, ou seja, a compra foi concluída. Mas o que aconteceria se a compra não tivesse sido concluída com sucesso? Teríamos que desfazer a reserva dos assentos selecionados pelo cliente. Então, para modelar esse cenário, bastaria criar outro diagrama, substituindo o passo 2.1 para falso e em seguida detalhar como a aplicação deveria se comportar.
X