4.4. Exceção

Uma “exceção” é um tipo especial de sinal. Lançar uma exceção significa o envio de uma mensagem contendo um objeto que descreve a condição de erro.

É algo muito mais brusco e inesperado do que o cenário esperado. Por exemplo, você cria um método que espera uma data válida e no momento da execução o método recebe uma data inválida. É impossível prosseguir com o sistema, e a operação deve ser cancelada. Normalmente, o código do sistema desvia o processamento normal para um processamento de exceção, onde o erro será tratado.

As exceções (e algumas vezes os sinais também) necessitam invocar ações que desfaçam um trabalho feito pela metade, como, por exemplo, desfazer uma transação no banco de dados que se iniciou. Uma condição de erro muitas vezes afeta o funcionamento normal do sistema e é comum vermos algumas das seguintes consequências:

Podemos modelar, caso necessário, cenários de erro por meio de diagrama de sequência. Saiba como.

A maioria das linguagens de programação possui controles de erro, como, por exemplo, o try/catch do Java. Essas funcionalidades permitem que o programador crie procedimentos para o controle do erro, efetuando as ações necessárias para o sistema.
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