Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- Os diagramas comportamentais, como os diagramas de sequência e de colaboração (UML 1.4) / comunicação (UML 2.0), representam a forma como os objetos funcionam usando a estrutura já definida nos outros esquemas.
- O diagrama de sequência usa uma visualização orientada pelo tempo.
- Iterações são trocas de mensagens entre objetos.
- O diagrama de sequência usa dois elementos fundamentais: a notação de linha de vida dos objetos e mensagens ou estímulos.
- A notação do diagrama contempla o retângulo para representar o nome do objeto e a linha pontilhada vertical para representar a respectiva linha de vida.
- Uma mensagem representa algum tipo de comunicação entre objetos.
- Uma mensagem: pode invocar uma operação, levantar um sinal, criar/destruir objetos de destino.
- Uma mensagem é modelada como uma seta preenchida com linha sólida quando ela indica que precisa de uma resposta e uma seta aberta com linha pontilhada para indicar a resposta.
- As mensagens são representadas sequencialmente de cima para baixo. Ainda, são numeradas de forma a montarem blocos de sequenciamento.
- Estímulo é qualquer tipo de comunicação entre dois objetos.
- Uma mensagem é a representação de uma ligação entre duas classes. Um estímulo representa a instanciação dessas classes em dois objetos.
- Sinais são um tipo especial de mensagens que normalmente não recebem um retorno do usuário. Servem para indicar o término de um processamento ou a realização de um evento (como uma chegada de um e-mail, por exemplo).
- Exceções são mensagens especiais que normalmente precisam de uma abordagem de controle de erro por parte do programador.
- Iterações são mensagens que ocorrem mais de uma vez dentro de um objeto.
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