Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. Os diagramas comportamentais, como os diagramas de sequência e de colaboração (UML 1.4) / comunicação (UML 2.0), representam a forma como os objetos funcionam usando a estrutura já definida nos outros esquemas.
  2. O diagrama de sequência usa uma visualização orientada pelo tempo.
  3. Iterações são trocas de mensagens entre objetos.
  4. O diagrama de sequência usa dois elementos fundamentais: a notação de linha de vida dos objetos e mensagens ou estímulos.
  5. A notação do diagrama contempla o retângulo para representar o nome do objeto e a linha pontilhada vertical para representar a respectiva linha de vida.
  6. Uma mensagem representa algum tipo de comunicação entre objetos.
  7. Uma mensagem: pode invocar uma operação, levantar um sinal, criar/destruir objetos de destino.
  8. Uma mensagem é modelada como uma seta preenchida com linha sólida quando ela indica que precisa de uma resposta e uma seta aberta com linha pontilhada para indicar a resposta.
  9. As mensagens são representadas sequencialmente de cima para baixo. Ainda, são numeradas de forma a montarem blocos de sequenciamento.
  10. Estímulo é qualquer tipo de comunicação entre dois objetos.
  11. Uma mensagem é a representação de uma ligação entre duas classes. Um estímulo representa a instanciação dessas classes em dois objetos.
  12. Sinais são um tipo especial de mensagens que normalmente não recebem um retorno do usuário. Servem para indicar o término de um processamento ou a realização de um evento (como uma chegada de um e-mail, por exemplo).
  13. Exceções são mensagens especiais que normalmente precisam de uma abordagem de controle de erro por parte do programador.
  14. Iterações são mensagens que ocorrem mais de uma vez dentro de um objeto.
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