Os diagramas de Sequência e de Comunicação modelam o mesmo conjunto de elementos: mensagens e objetos. Na verdade, os dois diagramas são tão semelhantes que algumas ferramentas de modelagem fornecem um recurso para alternar entre os dois pontos de vista.
Ambos os diagramas permitem atribuir visualmente responsabilidades a objetos para o envio e recebimento de mensagens. Ao identificar um objeto como o receptor de uma mensagem, você está no efeito da atribuição de uma interface para esse objeto. A descrição da mensagem torna-se uma assinatura de operação no objeto de recebimento. O objeto de envio invoca a operação.
Esses diagramas também são excelentes ferramentas para avaliação de acoplamento. O acoplamento é uma medida de qualidade que testa o grau de dependência entre os elementos do modelo.
A dependência é claramente vista na necessidade de comunicação entre objetos. Se você rever todos os diagramas em que um par de objetos participam, você pode ver quantas mensagens e qual o tipo de mensagens que eles usam para trabalhar em conjunto. Isso proporciona a oportunidade de avaliar a possibilidade de reduzir ou simplificar a comunicação e melhorar o design. Isto é muito difícil de fazer quando os únicos recursos que você tem são o diagrama de classes e o código.
|
Ao simplificar a quantidade de comunicações entre objetos, você provavelmente substituirá várias mensagens simples (com poucos atributos) por uma mensagem complexa (com muitos atributos). |