Apesar de suas semelhanças, os diagramas também têm diferenças importantes. O diagrama de comunicação dá prioridade ao mapeamento dos links entre os objetos. Ou seja, o diagrama de comunicação desenha os objetos participantes representando as mensagens paralelas às ligações entre objetos. Essa perspectiva ajuda a validar o diagrama de classe, fornecendo evidências da necessidade de cada associação, como meio de transmissão de mensagens. Em contraste, o diagrama de sequência não ilustra todos os links.
Isso destaca uma vantagem do diagrama de comunicação. Você não pode desenhar uma mensagem onde não há um link, simplesmente porque não há nenhum caminho físico através do qual a mensagem possa viajar. Em um diagrama de sequência não há nada que impeça você de desenhar uma seta entre dois objetos (mesmo não havendo nenhum link entre eles), mas isso iria modelar uma interação lógica que não poderia existir fisicamente no código fonte.
Você também pode ver isso como uma vantagem do diagrama de sequência, em que o desenho de uma mensagem onde não há nenhuma ligação revela a necessidade de um novo link. Apenas certifique-se de que você realmente atualizará seu diagrama de classes ou você não será capaz de implementar a mensagem ilustrada no diagrama.