Outra vantagem do diagrama de sequência é a sua capacidade para mostrar a criação e a destruição dos objetos. Objetos recentemente criados podem ser colocados sobre a linha de vida do objeto no exato momento onde eles são criados. Um grande X no final de uma linha de tempo indica que o objeto já não está disponível para utilização. No diagrama de comunicação, ou o objeto está presente ou não. Não há maneira de indicar o momento de criação ou de término (no máximo temos mensagens que podem indicar o início do uso e o término do uso do objeto).
Os diagramas de sequência também têm a vantagem de mostrar ativação do objeto. Como o diagrama de comunicação não ilustra o tempo, é possível indicar explicitamente quando um objeto torna-se ativo ou inativo sem precisar interpretar os tipos de mensagens.
|
Levando em conta que o diagrama de classes é a fonte principal para a geração de código em desenvolvimento orientado a objeto, você precisa mapear o que você encontra de novo nos diagramas de sequência e de comunicação para criá-los no diagrama de classes. |
Cada mensagem torna-se uma operação na classe do objeto que recebe a mensagem.