Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. Os diagramas de sequência e de comunicação (chamado de diagrama de comunicação na UML 2.0) ilustram a comunicação entre objetos. O âmbito de aplicação das interações é tipicamente um cenário, mas os diagramas podem ser utilizados para modelar as interações em qualquer nível de abstração na concepção de um sistema.
  2. Algumas mensagens são pré-definidas pela UML: síncrona (linha sólida com ponta de seta sólida), assíncrona (linha sólida com ponta de seta aberta), e retorno (linha tracejada com ponta de seta aberta).
  3. O diagrama de comunicação modela as interações entre os objetos por meio dos links que proveem os caminhos de comunicação entre os objetos participantes. As mensagens devem ser numeradas para definir a ordem de execução.
  4. Objetos e links: Objetos e links são representados com a mesma notação que em um diagrama de objeto.
  5. Mensagens: usam a mesma sintaxe dos diagramas de sequência.
  6. Objetos ativos: correspondem ao foco de objetos de controle em um diagrama de Sequência. Eles iniciam a interação e governam a sua execução.
  7. Multiobjetos: Diagramas de interação pode modelar o uso de um conjunto de objetos usando um multiobjeto, um ícone que representa um conjunto em vez de uma única instância.
  8. As informações descobertas sobre os diagramas de interação identificam e sugerem alterações no diagrama de classes. Conciliar os diagramas de interação com o diagrama de classe inclui o seguinte:
    1. Mensagens tornam-se operações.
    2. Parâmetros e retornos tornam-se atributos ou operações para obter atributos derivados. A classe proprietária deve fornecer operações de acesso.
    3. Condições e iterações tornam-se parte da lógica de implementação.
Copyright © 2014 AIEC.