Cada diagrama de máquina de estados descreve o clico de vida de um objeto em termos de eventos que provocam mudanças no estado do objeto. O diagrama de máquina de estados identifica os eventos externos e eventos internos que podem alterar o estado do objeto.
Mas o que significa mudar o estado de um objeto?
Ao ler documentos de caso de uso, é muito comum identificarmos os estados dos objetos por meio dos adjetivos e verbos que são atribuídos aos nomes dos objetos. Exemplos: cadastrado, configurado, definido, reservado, recebido, enviado, emitido, orçamento feito, venda concluída, dados cadastrados, etc. Procure por palavras como essas para lhe ajudar a identificar os estados dos objetos.
Os diagramas de estado modelam os eventos que disparam uma transição (mudança) de um estado para outro estado do objeto.
Note que nem todas as mensagens implicam em uma ação que altere o estado do objeto. A mensagem como mostrarNome (), por exemplo, não faz nenhuma alteração no objeto para que ele interprete isso como uma transição. Os nomes dos métodos, infelizmente, às vezes nos enganam, por isso, analise sempre outros documentos (como o caso de uso) para determinar estados de objetos.
Enquanto um objeto está em um estado, também pode executar o trabalho associado a esse estado. Esse trabalho é chamado de “atividade” e não altera o estado do objeto. Por exemplo, enquanto uma sessão de cinema estiver aberta, ela pode manter o controle dos lugares vendidos.