Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- O diagrama de estado modela a via de um objeto único. Os elementos fundamentais do diagrama de máquina de estados são os estados e os eventos.
- Um estado representa uma condição de um objeto. Um estado é registrado pelos valores de um ou mais atributos de um objeto.
- Um evento dispara uma mudança de um estado, ou seja, uma transição.
- Uma expressão de uma ação é um comportamento disparado por um evento. Esse comportamento faz mudanças nos valores dos atributos e redefinem o estado do objeto.
- Quando todas as ações associadas a uma transição possuem o mesmo comportamento, você pode remodelar em uma única ação.
- Um mesmo evento pode mudar o estado de um objeto baseando-se no estado atual (exemplo da TV que liga e desliga sempre que pressionamos o botão “power”).
- Um mesmo evento pode não mudar o estado do objeto baseando-se no estado atual (exemplo da TV desligada e pressionar o botão “desligar”).
- Eventos podem ocorrer baseando-se na chegada de uma mensagem, em tempo decorrido, teste lógico, ou uma regra de negócio.
- Estados intermediários podem ser criados durante a modelagem para facilitar o entendimento de regras de negócio complexas.
- Condições de guarda são regras de negócio que disparam eventos quando seu resultado lógico é verdadeiro.
Copyright © 2014 AIEC.