Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- O propósito do diagrama de componentes é definir módulos de software e o relacionamento entre eles. Cada componente é um pedaço do código fonte que reside na memória do computador.
- Os componentes podem ser de três tipos:
- Componentes de implantação, que são necessários para um sistema funcionar.
- Componentes de trabalho, que inclui arquivos de modelagem, código fonte, arquivos de dados e são utilizados para criar os componentes de implementação.
- Componentes de execução, que são os componentes criados enquanto a aplicação está funcionando (em tempo de execução).
- A UML define que cada componente precisa possuir classes que permitam a sua execução. Essas classes especiais são chamadas de Interfaces e provêm mecanismo de troca de dados com outros componentes.
- Dependências são um tipo de relacionamento que define a necessidade de existir um determinado componente para que outro funcione.
- Um componente pode ser estereotipado por uma grande variedade de tipos, os mais comuns são:
<<executable>>, <<library>>, <<table>>, <<file>>, e <<document>>.
- Um componente é modelado com um retângulo que incorpora o ícone de componente no seu desenho.
- Uma interface pode ser de dois tipos, provedora e consumidora.
- As interfaces provedoras são representadas por um círculo e fornecem funcionalidades;
- As interfaces consumidoras são representadas por uma meia-lua (semicírculo) e elas solicitam informações de interfaces provedoras.
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