Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. O propósito do diagrama de componentes é definir módulos de software e o relacionamento entre eles. Cada componente é um pedaço do código fonte que reside na memória do computador.
  2. Os componentes podem ser de três tipos:
    1. Componentes de implantação, que são necessários para um sistema funcionar.
    2. Componentes de trabalho, que inclui arquivos de modelagem, código fonte, arquivos de dados e são utilizados para criar os componentes de implementação.
    3. Componentes de execução, que são os componentes criados enquanto a aplicação está funcionando (em tempo de execução).
  3. A UML define que cada componente precisa possuir classes que permitam a sua execução. Essas classes especiais são chamadas de Interfaces e provêm mecanismo de troca de dados com outros componentes.
  4. Dependências são um tipo de relacionamento que define a necessidade de existir um determinado componente para que outro funcione.
  5. Um componente pode ser estereotipado por uma grande variedade de tipos, os mais comuns são: <<executable>>, <<library>>, <<table>>, <<file>>, e <<document>>.
  6. Um componente é modelado com um retângulo que incorpora o ícone de componente no seu desenho.
  7. Uma interface pode ser de dois tipos, provedora e consumidora.
    1. As interfaces provedoras são representadas por um círculo e fornecem funcionalidades;
    2. As interfaces consumidoras são representadas por uma meia-lua (semicírculo) e elas solicitam informações de interfaces provedoras.
Copyright © 2014 AIEC.