1.2. Pacote

Um pacote é representado na UML pelo símbolo de uma pasta. O nome do pacote pode ser colocado no meio do símbolo, ou na aba do lado esquerdo superior, como mostrado abaixo. Ele normalmente é colocado na guia, se você está desenhando o conteúdo do pacote dentro do próprio símbolo pacote.

Layout padrão para um pacote

Um pacote pode ser estereotipado, tendo sua nomenclatura inserida acima do nome do pacote, usando o padrão “<<estereótipo>>”. Caso o pacote seja do tipo abstrato, essa referência é feita pela palavra “{abstract}”, incluindo as chaves, escrita abaixo do nome.

Exemplo de pacote com estereótipo “framework” e simbologia de abstrato
Um estereótipo é a generalização de um componente para definir características semelhantes. Exemplo
Abstração refere-se a identificar apenas o que é essencial para o componente funcionar, eliminando outras características desnecessárias.

Itens abstratos definem modelos (templates) para criar a estrutura inicial, mas incompleta, daquilo que se quer. Cada elemento criado a partir desse modelo implementará as funcionalidades desejáveis. Geralmente, um item abstrato define apenas o que ele é, e a sua implementação definirá como ele irá se comportar. Exemplo

Copyright © 2014 AIEC.