Um pacote pode conter qualquer tipo e quantos diagramas UML forem desejados. Na UML 1.x, o diagrama de pacotes é elaborado como um diagrama estático qualquer, por exemplo, como um diagrama de classes. Já na UML 2.0, existe o diagrama de pacotes de modo específico, como um diagrama de estrutura. Se o seu diagrama contiver principalmente classes, você poderá chamá-lo de diagrama de classes, se o seu diagrama contiver principalmente objetos, você poderá chamá-lo de diagrama de objetos; agora, se ele contiver pacotes, classes e objetos, você poderá chamá-lo do nome que você quiser.
Algumas ferramentas não possuem um diagrama específico para isso, visto que a hierarquia dos elementos e a relação “contém-está contido” é feita por meio de pastas de arquivos em que cada pasta representa um pacote. Muitas vezes, os diagramas de pacotes são usados para referenciar explicitamente o tipo de relação entre os pacotes (mesclagem, importação, acesso etc.).
Há um número infinito de maneiras de organizar o material dentro de pacotes. A especificação UML não fornece um método para classificar o seu trabalho. Há uma série de métodos publicados, você pode seguir como o Rational Unified Process (RUP), Open UP, Catalysis, Shlaer / Mellor, a Unified Modeling ICONIX Objeto Approach, e outros.