Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- O pacote é a principal componente da UML para o agrupamento de artefatos do modelo. Ele permite que você organize elementos, agrupando-os e colocando-os em um recipiente.
- Um pacote oferece exatamente a mesma funcionalidade que uma pasta no Windows Explorer, ou seja, um lugar para guardar outros diagramas e eventualmente outras subpastas.
- Um pacote fornece um espaço de nomes para classificadores que você coloca no pacote. Um pacote pode conter outros pacotes de uma hierarquia aninhada.
- Um pacote pode conter vários diagramas de qualquer e todos os tipos de UML, além de outros pacotes menores (subpacotes).
- Um pacote é representado pelo símbolo de uma pasta. O nome do pacote pode ser colocado no meio do símbolo, ou na aba superior esquerda da embalagem.
- Há três formas de demonstrar que um elemento pertencente a um pacote: a) desenhar os elementos dentro de um grande ícone de pacote; b) desenhar os elementos do lado de fora do símbolo do pacote e ligá-los por meio de linhas que são agrupados no final do pacote por um círculo com a marca de + no seu interior; c) ou desenhar elementos em outro diagrama, e criar um hyperlink para anexado ao símbolo do pacote.
- Classificadores permitem agrupar e rotular (nomear) itens. Também permitem controlar a visibilidade em relação a outros pacotes. A visibilidade pode ser pública ou privada.
- Quando você constrói relacionamentos entre um classificador em um pacote (a origem) e um classificador em outro pacote (o destino), os pacotes criam um relacionamento entre eles.
- Para modelar que você está acessando um classificador em outro pacote, desenhe o segundo classificador no pacote em que você está trabalhando, aponte ele por meio de uma seta tracejada e descreva o acesso no pacote de origem por meio do padrão “NomeDoPacote::NomeDoClassificador”.
- A relação de mesclagem entre um pacote (origem) e outro pacote (destino) permite importar uma cópia de os classificadores no pacote de destino para o pacote de origem. Será feita uma cópia do conteúdo desejado no pacote de destino, utilizando o namespace de origem como referência. Não haverá vínculo entre origem e destino, ou seja, futuras alterações na origem necessitam de atualizações do destino.
- A relação de importação entre os pacotes especificados na UML 1.x é substituído pela relação mesclagem entre pacotes na UML 2.0.
- Quando você exclui um pacote, você exclui todos os elementos contidos nele os quais é proprietário, incluindo pacotes aninhados e seus elementos de propriedade. Elementos que pertencem a outros pacotes e são referenciados tem apenas a referência (hyperlink) excluída, eles serão mantidos nos respectivos pacotes originais.
- Um diagrama de pacotes é um diagrama do tipo estático, como o diagrama de classes, em que você desenha apenas os pacotes.
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