Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. O pacote é a principal componente da UML para o agrupamento de artefatos do modelo. Ele permite que você organize elementos, agrupando-os e colocando-os em um recipiente.
  2. Um pacote oferece exatamente a mesma funcionalidade que uma pasta no Windows Explorer, ou seja, um lugar para guardar outros diagramas e eventualmente outras subpastas.
  3. Um pacote fornece um espaço de nomes para classificadores que você coloca no pacote. Um pacote pode conter outros pacotes de uma hierarquia aninhada.
  4. Um pacote pode conter vários diagramas de qualquer e todos os tipos de UML, além de outros pacotes menores (subpacotes).
  5. Um pacote é representado pelo símbolo de uma pasta. O nome do pacote pode ser colocado no meio do símbolo, ou na aba superior esquerda da embalagem.
  6. Há três formas de demonstrar que um elemento pertencente a um pacote: a) desenhar os elementos dentro de um grande ícone de pacote; b) desenhar os elementos do lado de fora do símbolo do pacote e ligá-los por meio de linhas que são agrupados no final do pacote por um círculo com a marca de + no seu interior; c) ou desenhar elementos em outro diagrama, e criar um hyperlink para anexado ao símbolo do pacote.
  7. Classificadores permitem agrupar e rotular (nomear) itens. Também permitem controlar a visibilidade em relação a outros pacotes. A visibilidade pode ser pública ou privada.
  8. Quando você constrói relacionamentos entre um classificador em um pacote (a origem) e um classificador em outro pacote (o destino), os pacotes criam um relacionamento entre eles.
  9. Para modelar que você está acessando um classificador em outro pacote, desenhe o segundo classificador no pacote em que você está trabalhando, aponte ele por meio de uma seta tracejada e descreva o acesso no pacote de origem por meio do padrão “NomeDoPacote::NomeDoClassificador”.
  10. A relação de mesclagem entre um pacote (origem) e outro pacote (destino) permite importar uma cópia de os classificadores no pacote de destino para o pacote de origem. Será feita uma cópia do conteúdo desejado no pacote de destino, utilizando o namespace de origem como referência. Não haverá vínculo entre origem e destino, ou seja, futuras alterações na origem necessitam de atualizações do destino.
  11. A relação de importação entre os pacotes especificados na UML 1.x é substituído pela relação mesclagem entre pacotes na UML 2.0.
  12. Quando você exclui um pacote, você exclui todos os elementos contidos nele os quais é proprietário, incluindo pacotes aninhados e seus elementos de propriedade. Elementos que pertencem a outros pacotes e são referenciados tem apenas a referência (hyperlink) excluída, eles serão mantidos nos respectivos pacotes originais.
  13. Um diagrama de pacotes é um diagrama do tipo estático, como o diagrama de classes, em que você desenha apenas os pacotes.
Copyright © 2014 AIEC.