2.5. Modelando artefatos

Durante a transição da modelagem para a implementação, toda construção lógica do projeto deve ser mapeada para um elemento da implementação denominado artefato.

Cada artefato representa um pedaço do software que será endereçado em uma unidade de memória física (banco de dados, aplicação etc.). O artefato é uma manifestação de um ou mais elementos modelados.

Por exemplo, a classe InterfaceUsuarioCompraIngressos em um modelo pode se tornar uma página JSP/HTML definida para apresentar a tela de compra de ingressos do cinema.

Tecnicamente falando, um artefato é um arquivo, portanto, possui um nome. Além do nome, um artefato pode ser modelado como uma classe, pois possui outros atributos e mesmo operações.

Um artefato pode conter outros artefatos, por exemplo, o artefato que contém a interface do usuário para a compra de ingressos pode conter vários arquivos JSP, JPG, HTML, CSS e XML comprimidos dentro de um arquivo JAR.

Um artefato é modelado por um retângulo que incorpora o ícone de um artefato (semelhante a uma folha de papel), além do estereótipo <<artefato>>. Veja o exemplo abaixo:

Exemplo de modelagem de um artefato
Copyright © 2014 AIEC.