2. Modelando as classes e suas partes

O diagrama de estruturas compostas modela uma classe como um grande retângulo com o nome da classe em um compartimento na parte superior do retângulo. Esta classe pode servir como uma espécie de container, onde outras classes podem residir no seu interior (chamadas de “partes”). Todas essas classes (sejam elas containeres ou partes) desempenham vários papéis, dependendo da finalidade do caso de teste específico.

No exemplo abaixo, ao lado esquerdo, temos uma classe container de nome “GruposDeAssentos”, desempenhando o papel de “Fileira”, que contém 20 classes partes de nome “Assentos”. Esse grupo de assentos representa uma fileira de poltronas do cinema. Ao lado direito temos outra classe container, de nome “GrupoDeAssentos”, desempenhando o papel de “Area”, que contém 10 classes partes (10 grupos de assentos) representando 10 fileiras:

Dois exemplos de classes containeres e classes partes.

Explicando em outras palavras, no exemplo da esquerda, o grupo de assentos está realizando o papel de uma fileira, que é constituído de um grupo de assentos; a multiplicidade é modelada pelo valor entre colchetes (“[20]”). Já no exemplo da direita, o grupo de assentos está realizando o papel de uma área do cinema constituída de várias fileiras (um setor ou sessão de poltronas), constituído de 10 fileiras de poltronas.

A UML não permite estruturas hierárquicas de mais de um nível, ou seja, não é possível criar uma classe container que contém outra classe container que contém uma classe parte.
Copyright © 2014 AIEC.