Por exemplo, um carro é construído com um motor, uma transmissão, e um tanque de combustível (e muitas outras partes). O motor deve receber combustível para funcionar, e deve ser ligado à transmissão, a fim de fazer o carro andar.
A figura abaixo modela a classe carro e três objetos partes: o motor, a transmissão e o tanque de combustível. Os conectores são as linhas entre cada par de peças e as portas são os pequenos quadrados em cada ponto de contato:
Uma porta define um ponto de interação distinto sobre o objeto. A porta pode especificar os tipos de interações em termos de interfaces requeridas (entradas) e interfaces fornecidas (saídas). A interface necessária descreve a necessidade do objeto para um serviço prestado por algum outro objeto. Todos os pedidos de serviços através de uma interface requerida são de entrada, o que significa que o objeto procura ajuda de algum outro objeto. Veja um exemplo.
Por exemplo, o motor necessita de uma fonte de combustível, de modo que o motor precisa olhar para fora de si a encontrar uma fonte, tal como um tanque de combustível, e obter a sua ajuda. Uma interface fornecida descreve um serviço que o objeto oferece para outros objetos, tais como quando o motor fornece energia para a transmissão ou quando o tanque de combustível fornece combustível para o motor.
X