A porta é modelada como um quadrado no limite do objeto. A visibilidade padrão é pública. É possível, no entanto, desenhar o quadrado dentro do limite do objeto e declará-lo como privado, nos casos em que a interface só é usada internamente pelo objeto.

Uma porta pode especificar qualquer número de interfaces. O conjunto de interfaces define a porta. Na figura anterior, o motor define uma porta que requer uma interface de combustível. O tanque de combustível define uma porta que proporciona uma interface de combustível. Da mesma forma, a transmissão define uma porta que requer uma interface de potência, e o motor fornece uma interface de potência. A soma das portas e serviços associados define o limite do objeto. Em outras palavras, o objeto é encapsulado dentro do conjunto de interfaces. A encapsulação incentiva a reutilização.

Por exemplo, o tanque de combustível, no nosso exemplo, poderia ser usado com qualquer motor que requer o mesmo tipo de interface fornecida pelo tanque de combustível.

Você não precisa usar portas para ligar as partes. Você pode conectar os objetos mesmo sem existirem portas. Elas simplesmente fornecem um meio para encapsular a parte, de modo que os recursos das partes fiquem escondidos e as interfaces dos objetos tenham prioridade na discussão da modelagem. É decisão do profissional modelador se este nível de detalhamento ajuda ou dificulta o processo de modelagem
Copyright © 2014 AIEC.