Finalmente, existem dois tipos de portas:

Sinal significa que a porta serve apenas para informar se aquele objeto está presente ou não, algo como uma resposta para “Ei, tem alguém aí?”. Serviço significa que ali existe uma funcionalidade essencial, algo que alguém precisa.

Os dois tipos são mutuamente exclusivos. Se a porta estiver definida como “isSignal”, e o atributo isSignal estiver definido como verdadeiro, então essa porta só pode retransmitir sinais. Se a porta estiver definida como “isService”, e o atributo isService estiver definido como verdadeiro, então essa porta define os serviços prestados pelo classificador, como os serviços de combustível e energia no exemplo do carro.

Se isService for falso, a porta não é uma parte dos recursos publicados externamente no classificador, e pode ser alterada ou eliminada sem alterar a definição do classificador. Por exemplo, o motor também tem juntas e parafusos de montagem, mas eles não fornecem serviços para o motor ou outras partes do carro. Eles podem ser substituídos ou mesmo suprimidos em favor de outras tecnologias sem afetar o plano fundamental do carro. O mesmo não pode ser dito para o tanque de combustível, que fornece um serviço essencial. Excluí-lo ou substituí-lo requer um novo ajuste no serviço que ele estava provendo.

Copyright © 2014 AIEC.