Fora a colaboração de ocorrência, a única mudança na UML 2.0 é que ela usa o diagrama de estrutura composta para modelar a estrutura de colaboração. Além disso, uma vez que a colaboração é por si só um classificador, ela pode usar qualquer tipo de diagrama comportamental para representar seus requisitos comportamentais, tais como uma máquina de estado ou diagrama de sequência.
Como exemplo de uma ocorrência de colaboração, a figura abaixo representa um conjunto de classes do sistema de teatro para explorar os benefícios do padrão de projeto composto para trabalhar com várias combinações de assentos:
Para aplicar um padrão a classes já existentes, cada classe assume um dos papéis de colaboração. A seta de dependência aponta para a classe que assume o nome do papel desempenhado. A imagem acima modela o padrão aplicado utilizando três classes do sistema de cinema utilizadas para definir a combinação de assentos. Um assento individual é uma folha. Um agrupamento de assentos, tais como uma fileira de assentos ou uma seção composta de várias fileiras é um objeto composto. Uma localização é um componente que pode ser ou um assento individual ou um grupo de assentos. Usando esse padrão, um usuário pode reservar uma seção inteira tão facilmente como reserva de um único assento.
Dentro de uma colaboração, a seta de dependência é chamada de conector. O conector liga um papel a um elemento do modelo. Exemplo
Por exemplo, na imagem anterior o papel “componente” está ligado à classe de localização. A colaboração define os papéis. A existência de uma colaboração liga ou mapeia os papéis para classes específicas que cumprem a finalidade da colaboração. No exemplo anterior, a colaboração é realizada pela “Localização”. Todos os papéis de colaboração são contabilizados por um conjunto de classes, associações e generalizações.
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