Resumo

Neste módulo, aprendemos que:

  1. A UML suporta a descrição dos objetos da mesma forma que fazemos com as classes. Para modelar objetos que são construídos por junção de outros objetos, a UML define o diagrama de estrutura composta, que modela montagens usando a inserção visual de um objeto dentro de outro.
  2. O diagrama de estrutura composta é uma alternativa para modelar os relacionamentos de agregação e composição. Classes que representam tipos de objetos parciais (filhas) são colocadas dentro da borda do ícone da classe agregada (pais) para representar contenção física.
  3. Portas definem as interfaces entre as partes dentro de um diagrama de estrutura composta.
  4. A UML modela o comportamento de objetos em situações específicas, utilizando diagramas de interação. Mas a UML também suporta uma colaboração, que define um padrão de interações entre objetos e as interfaces necessárias para fazer o trabalho de interação.
  5. Colaborações podem ser utilizadas em qualquer dos outros diagramas da UML para definir um padrão previsível de classificadores e interações, sem identificar os tipos específicos de classificadores que preencham os requisitos de colaboração eficazmente, separando a especificação do sistema da implementação.
  6. A colaboração modela um tipo padrão de comportamento dentro de um sistema. O comportamento é modelado como um conjunto de classificadores, suas relações e as interações entre eles. A colaboração é definida em termos dos papéis que os classificadores participantes devem estar em conformidade a fim de participar na colaboração. A colaboração pode ser realizada/implementada por um conjunto de classificadores que estejam em conformidade com os tipos e as interações definidas pela colaboração. Cada classificador assume um papel definido pela colaboração e implementa as interações especificadas para esse papel.
Copyright © 2014 AIEC.