Resumo
Neste módulo, aprendemos que:
- A UML suporta a descrição dos objetos da mesma forma que fazemos com as classes. Para modelar objetos que são construídos por junção de outros objetos, a UML define o diagrama de estrutura composta, que modela montagens usando a inserção visual de um objeto dentro de outro.
- O diagrama de estrutura composta é uma alternativa para modelar os relacionamentos de agregação e composição. Classes que representam tipos de objetos parciais (filhas) são colocadas dentro da borda do ícone da classe agregada (pais) para representar contenção física.
- Portas definem as interfaces entre as partes dentro de um diagrama de estrutura composta.
- A UML modela o comportamento de objetos em situações específicas, utilizando diagramas de interação. Mas a UML também suporta uma colaboração, que define um padrão de interações entre objetos e as interfaces necessárias para fazer o trabalho de interação.
- Colaborações podem ser utilizadas em qualquer dos outros diagramas da UML para definir um padrão previsível de classificadores e interações, sem identificar os tipos específicos de classificadores que preencham os requisitos de colaboração eficazmente, separando a especificação do sistema da implementação.
- A colaboração modela um tipo padrão de comportamento dentro de um sistema. O comportamento é modelado como um conjunto de classificadores, suas relações e as interações entre eles. A colaboração é definida em termos dos papéis que os classificadores participantes devem estar em conformidade a fim de participar na colaboração. A colaboração pode ser realizada/implementada por um conjunto de classificadores que estejam em conformidade com os tipos e as interações definidas pela colaboração. Cada classificador assume um papel definido pela colaboração e implementa as interações especificadas para esse papel.
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