1 - Diagramas UML

Olá, seja bem-vindo a mais uma parte do nosso estudo, quando trataremos basicamente sobre o que modelar e quanto modelar em um projeto.

Cada projeto de software pode requerer um ou mais tipos de diagramas para ser modelado. Talvez projetos simples exijam somente os casos de uso e o diagrama de classes, já um projeto crítico pode exigir a modelagem de todos os diagramas da UML. Cada diagrama também exigirá um determinado rigor do que deverá ser modelado (maior detalhamento ou menor detalhamento).

Por exemplo, em um diagrama de classes, definir as classes, métodos e atributos parece essencial em qualquer projeto, já definir valores padrão para seus atributos pode não ser tão necessário na maioria dos projetos (isso é diferente de dizer que tal informação é mais importante do que outra, apenas que determinada informação é necessária naquele contexto e outra não é).

A escolha do que modelar e até onde modelar deve ser uma decisão do projeto (da equipe, dos padrões adotados e da necessidade).

As instruções a seguir representam uma espécie de ordem de relevância quanto ao o que deve ser modelado em cada diagrama. Listamos para cada diagrama da UML, a informação mais significativa para a menos significativa.

Copyright © 2014 AIEC.