2.2. Diagramas de macroprocessos
Os diagramas de macroprocessos modelam o negócio da empresa geralmente sobre o foco fornecedor ->empresa -> cliente, atendendo toda a cadeia produtiva da organização.
Independentemente do tipo de organização, em qualquer situação uma empresa recebe produtos e informações dos seus “fornecedores”, as processam e entregam para seus “clientes”.
Exemplos:
- Um mercado recebe mantimentos dos seus fornecedores e vende para seus clientes.
- Uma farmácia recebe fármacos e outros produtos de seus fornecedores e vende para seus clientes.
- Um banco recebe dinheiro de seus clientes de investimento (que representam fornecedores) e efetua serviços (pagamentos e empréstimos) para seus clientes.
- Uma entidade pública recebe insumos de outros órgãos públicos (fornecedores) e presta serviços para os cidadãos (clientes).
Os diagramas de macroprocessos proveem uma visão sequencial do sistema sobre o ponto de vista do negócio, ou seja, de como a empresa/organização funciona. Esse fluxo é denominado “Cadeia de Valor”. O diagrama que representa a cadeia de valor de uma organização auxilia a formar uma visão sistêmica sobre o sistema a ser modelado e orienta por onde começar a modelagem dos casos de uso.
Copyright © 2014 AIEC.